MAPA DE VISITAS

Quem sou eu

Minha foto
Juscelino Frey Fideles,Formado em Teologia,natural Santo Ângelo Rs,solteiro,evangélico,36 anos,Bombeiro civil e estudante de Segurança do Trabalho,fotógrafo amador e cicloturista de coração viaje comigo através do Blogger Diários de bicicleta acompanhe as viajens e lindas paisagens. Contato:Juscelino Frey Fideles cicloturista Facebook-Msn juscelino_fide@hotmail.com já tenho viajado por 4 estados Brasileiros e 3 Países da América do Sul viaje comigo. "Cicloturista um sonhhador silencioso mais acordado do que outros.Seguindo sempre,sem-teto,sem portas laterais,sentindo a liberdade... Com a bike como companheira de viagem,sempre carregado de bastante bagagem chamando atenção de todos por onde passa. Sem compromisso,sem competição,aproveitando a paisagem,com objetivo de conhecer novos lugares,pessoas e culturas.De uma forma que somente a bicicleta pode proporcionar,em uma deliciosa visão de 360°,com o mundo sempre ali,inteiro,puro e nu. Cachoeiras,Litoral entre subidas e descidas,procurando o melhor da natureza entre Cidades Históricas... Certo de que é uma maneira muito saudável,econômica e ecológica de se fazer turismo"

Seguidores

Horário

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

CICLOTURISMO IGUAPE SP LITORAL SUL OUTUBRO DE 2012


Aproveitando o horário de verão que está chegando vou realizar um pedal curtinho para o Litoral Sul de São Paulo 



Mapa da região de Iguape Cananéia e Ilha Comprida litoral sul Sp


No alto do morro do espia em Iguape Sp


Centro histórico em Iguape Sp

CICLOTURISMO ROTA MISSÕES JULHO DE 2012

Um pouco de História da Terra Missioneira

Voltando há alguns séculos atrás, por volta dos anos 1600 a 1800, o mundo estava passando por profundas transformações. O sistema de organização das cidades e povoados estava mudando e isso causou muitas confusões na época. 

A Igreja Católica estava passando por um momento de crise e aliado a ela, alguns países, como Portugal e Espanha, comprometiam-se a defender o cristianismo instaurando o catolicismo nos seus domínios coloniais em troca de poder.

Na fase de colonização, Portugal e Espanha usaram o trabalho dos padres jesuítas da Companhia de Jesus, com o objetivo de converter os índios Guarani à fé cristã, bem como garantir a navegação pelos rios da Bacia do Prata, até então dificultada pelos indígenas.

O sistema de reduções criado pelos jesuítas foi implantado na América do Sul pela primeira vez em 1609. No Brasil, no noroeste do Rio Grande do Sul, os jesuítas chegaram em 1626, liderados pelo Padre Roque Gonzáles de Santa Cruz, e iniciaram o processo de evangelização dos índios Guarani, na margem oriental do Rio Uruguai atendendo aos objetivos da Companhia de Jesus.
As reduções jesuítico-guarani, no Rio Grande do Sul, tiveram dois momentos de organização. Um chamado de Primeira Fase, que vai aproximadamente de 1626 a 1634, e outro chamado de Segunda Fase, que se estabeleceu em torno dos anos de 1682 a 1706.

1º Ciclo Missioneiro - Na primeira fase, surgiram 18 reduções, onde jesuítas e índios conviviam no mesmo local. Dessa primeira fase não restaram vestígios arquitetônicos, devido ao material usado nas construções. Esses povoados não conseguiram estruturar-se devido à invasão dos bandeirantes paulistas, que vinham para o Sul em busca de mão-de-obra escrava.

2º Ciclo Missioneiro - Em 1680, os portugueses fundaram a Colônia do Sacramento, tendo como objetivo participar do comércio. Na tentativa de evitar o ataque dos portugueses e índios charrua nas terras e no rebanho que os espanhóis, jesuítas e índios Guarani consideravam propriedades suas, os jesuítas iniciaram seu retorno para o território que hoje é RS e fundaram sete reduções jesuítico-guarani, conhecidas por Sete Povos das Missões. São elas:

São Francisco de Borja, fundada em 1682
São Nicolau, fundada em 1687.
São Luiz Gonzaga, fundada em 1687.
São Miguel Arcanjo, fundada em 1687.
São Lourenço Mártir, fundada em 1690.
São João Batista, fundada em 1697.
Santo Ângelo Custódio, fundada em 1706.

Os Sete Povos das Missões, localizados no espaço geográfico que hoje compreende o Rio Grande do Sul, integravam o conjunto dos Trinta Povos.

Tratado de Madri 
No ano de 1750, Portugal e Espanha assinam um importante tratado que redefine as fronteiras de seus domínios coloniais na América. Portugal perdia sua posição no Rio do Prata, a Colônia do Sacramento e em troca ganhava os Sete Povos das Missões, no atual RS. Também, fica estabelecido que os habitantes dos Sete Povos (índios Guarani) seriam levados para o lado argentino e paraguaio do território missioneiro, do outro lado do rio Uruguai, deixando para os portugueses tudo o que tinham nas reduções (estâncias, ranchos, invernadas, rebanhos, plantações de erva-mate, etc.).

Guerra Guaranitica 
Foi uma conseqüência do Tratado de Madri. Pelas imposições deste acordo, os índios seriam obrigados a abandonar suas terras, moradias, plantações e rebanhos. Os índios reagiram conscientemente às pressões e ameaças, planejaram seus movimentos e definiram as estratégias mais convenientes para defender seu espaço e seus direitos, mas foram combatidos e derrotados pela união das duas Coroas. Algum tempo depois os jesuítas foram expulsos também por Portugal e Espanha. A guerra deixou feridas profundas e a rica experiência das missões caminhou para a extinção. Foi o declínio e a dispersão das comunidades Guarani.

O fim das Reduções 
Com o abandono dos Sete Povos pelos índios Guarani e a expulsão dos jesuítas, em 1767, do território espanhol, a região entrou em decadência e em 1801 foi ocupada definitivamente pela Coroa portuguesa. Suas belas construções, plantações de erva-mate e algodão ficaram abandonadas e o gado passou a ser disputado por aventureiros portugueses e espanhóis, que também saquearam o resto das construções. Os povos foram se dispersando e aos poucos começaram a perder os modos e costumes de sua cultura.

Hoje, das antigas reduções, restam apenas ruínas, ou melhor, restam as raízes de uma civilização guaranítica que se organizou a partir de um planejamento jesuítico, mas que, pela ganância dos colonizadores, foi totalmente destruída. É possível visitar , no Rio Grande do Sul, as ruínas de quatro Reduções dentro dos sítios arqueológicos sob responsabilidade do IPHAN. 
































Menino índio fazendo  esculturas comprei uma para levar para Santos,com a camisa do time do meu coração imagina se não iria comprar.


















Ruinas de São Miguel Patrimônio da Humanidade





























Saudades da terra vermelha das Missões










O sol se pondo nas Missões maravilha de Deus!