MAPA DE VISITAS

Quem sou eu

Minha foto
Juscelino Frey Fideles,Formado em Teologia,natural Santo Ângelo Rs,solteiro,evangélico,36 anos,Bombeiro civil e estudante de Segurança do Trabalho,fotógrafo amador e cicloturista de coração viaje comigo através do Blogger Diários de bicicleta acompanhe as viajens e lindas paisagens. Contato:Juscelino Frey Fideles cicloturista Facebook-Msn juscelino_fide@hotmail.com já tenho viajado por 4 estados Brasileiros e 3 Países da América do Sul viaje comigo. "Cicloturista um sonhhador silencioso mais acordado do que outros.Seguindo sempre,sem-teto,sem portas laterais,sentindo a liberdade... Com a bike como companheira de viagem,sempre carregado de bastante bagagem chamando atenção de todos por onde passa. Sem compromisso,sem competição,aproveitando a paisagem,com objetivo de conhecer novos lugares,pessoas e culturas.De uma forma que somente a bicicleta pode proporcionar,em uma deliciosa visão de 360°,com o mundo sempre ali,inteiro,puro e nu. Cachoeiras,Litoral entre subidas e descidas,procurando o melhor da natureza entre Cidades Históricas... Certo de que é uma maneira muito saudável,econômica e ecológica de se fazer turismo"

Seguidores

Horário

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sábado, 5 de fevereiro de 2011

BIOGRAFIA GILBERTO TROTAMUNDOS UM DOS PIONEIROS NO CICLOTURISMO NO BRASIL

Gilberto Trotamundos ele deu a volta ao mundo, conheceu 127 países, teve 10 mulheres e 26 filhos.


                Marcso Vicentti              




Ele nasceu no seringal Nova Empresa, mas apesar da paixão pelo Acre achou que aqui não era o limite. Queria ser astronauta, mas aí Gilberto Bezerra de Farias, 50, o “Trotamundos”, percebeu que não queria ver a terra de fora dela, acreditando que a beleza mais importante que havia para conhecer eram as pessoas e a cultura de cada povo. Sair de seu Estado e do país para estudar foi o pontapé inicial na realização de seu sonho. Hoje são 127 países visitados em companhia de sua bicicleta e diversos amores.
Trotamundos deu a volta ao mundo de 1981 a 1996. Reiniciou a aventura ainda em 1996 e termina somente em 2010. Gilberto Trotamundos mostra no semblante e jeito de falar toda a simplicidade do homem do seringal. Com uma memória surpreendente, se tornou uma enciclopédia ambulante, onde armazenou diversos dados históricos, geográficos e culturais dos lugares que visita há 22 anos. Fala seis idiomas. Além do português, aprendeu o inglês e espanhol na escola. O holandês, norueguês e árabe foi na prática. Agora dá os primeiros passos para o francês.
São meio milhão de quilômetros percorridos. Grande parte de todas essas aventuras fez acompanhado. Teve 10 mulheres em diferentes períodos. Para cada uma escreveu um livro contanto a aventura que viveram juntos. Dois foram publicados em inglês e espanhol, os demais estão em português. Diz que não se separou de nenhuma, elas que foram desistindo de o acompanhar. A bicicleta, que é o transporte que utiliza, foi a única que não o deixou. Todos esses relacionamentos tiveram como fruto 26 filhos, quatro são brasileiros.
Gilberto é de família tradicional no Estado, com mais de 100 anos de história. Quando saiu do seringal foi morar, em 1970, em Manaus, depois Brasília. Mas foi no Rio de Janeiro que se formou em engenharia eletrônica. Com o sonho de ser astronauta, conseguiu uma bolsa de estudos e foi fazer engenharia nuclear em Houston, nos Estados Unidos.
O encanto logo acabou e Trotamundos decidiu que não queria ver a beleza da terra de fora dela. “A vida de astronauta é muito triste e vazia, tem que gostar muito para ser um. Optei em ver o mundo real, seus habitantes e escolhi a bicicleta porque é o veículo que me aproxima das pessoas. Sou um cicloturista e isso agrada muita gente porque sou visto como um esportista”

AVENTURA

 - Não ser rico e percorrer o mundo não é tarefa fácil, mas a simpatia do aventureiro se encarregou de o ajudar na conquista de muitos amigos. Ele dá a receita dizendo que basta ser humilde, verdadeiro e transparente e todos perceberão seu brilho em qualquer lugar. Conta que muitos o chamam de louco e rebate dizendo que sua loucura é pela fé e liberdade com que vive desbravando as fronteiras geográficas, da língua e cultura de cada lugar.
Relação de amor com a terra natal
Trotamundos faz questão de sempre exibir as bandeiras do Acre e do Brasil. Foi entrevistado por jornais do mundo todo. 
A experiência e conhecimento de Gilberto são repassadas a estudantes em palestras que é convidado para ministrar em universidades de vários países. 
Ele dá a lição dizendo que todo lugar para ser belo tem de ter quatro itens: a beleza natural, histórica, arquitetônica e das pessoas. E assim continua sua epopéia, desbravando fronteiras com a mensagem de amor pela vida.


Gilberto e uma menina de seus 26 filhos (hoje deve ser mais) aja grana para pagar tantas pensões!


Gilberto e sua bike!


                                                                                                Trotamundos  lança   filme em DVD


A história de um homem que pedalou um milhão de quilômetros por 142 países virou filme. O ciclista Gilberto Bezerra de Farias, o Trotamundos, é o personagem principal de um DVD produzido com recursos próprios, que conta as aventuras de um apaixonado atleta acreano, que deu a volta ao mundo sobre duas rodas.
No filme, Trotamundos, em uma de suas viagens, atravessa a cordilheira do Himalaia em direção à China, quando entra em uma bola de fogo que o leva para o ano de 1891 – época em que os seus ancestrais chegaram ao Acre e participaram do comando revolucionário do coronel Plácido de Castro, na guerra contra a Bolívia.
Rodado em vários pontos turísticos da capital, o curta-metragem será lançado amanhã, no Sebrae-centro, durante o oitavo Festival Acreano de Vídeo.
Da produção, participaram cem profissionais, entre equipe técnica, produção, atores e colaboradores, sendo que 12 de seus 29 filhos atuam no filme.
“Estou realizando mais um sonho. Foi difícil, como tudo que enfrentei na vida, mas consegui concretizá-lo”, falou Trotamundos.
O filme mostra ainda várias viagens, fases da vida e faz referência até aos 12 casamentos do aventureiro. O curta estará em cartaz entre os dias 1 e 6 de janeiro no teatro Hélio Melo, a partir das 8 horas. Mas quem preferir adquirir a obra, as cópias do DVD estão disponíveis no Museu do Trotamundo, na rua Alvorada, 579, Bosque, ou pelo telefone 9995-4273.
Depois do lançamento no Acre, Gilberto planeja lançar o DVD na Califórnia (Estados Unidos) e na Europa, para onde tem viajem programada para a segundo quinzena de janeiro do próximo ano.
O filme foi gravado durante um período de oito meses.
Sobre Trotamundo - O ciclista, que também é cineasta e membro da diretora da Associação Acreana de Cinema (Asacine), lançou seu primeiro filme em 1987. A obra, intitulada “A aventura continua”, deu início a vários projetos de Trotamundo, como a publicação de 11 livros sobre sua trajetória sobre duas rodas, além de cinco documentários, sendo três destes premiados no festival de cinema local.


Trotamundos e Valdecir Vieira o Valdo os maiores cicloturistas do Brasil



Um encontro de gigantes da estrada.

Repare nas palavras humildes de Valdo ao se referir ao trotamundos retirei do seu orkut pessoal.

 "Que honra ser fotografado ao lado do cicloturista mais famoso do Brasil o Gilberto Trota Mundo"

Palavras de Valdo no seu site pessoal : https://sites.google.com/site/diariodovaldo/


No dia anterior tinha feito uma gravação na TV Rio Branco e para minha surpresa foi ao ar no mesmo dia. Após a entrevista na TV e no Jornal Rio Branco, fui até a casa do Gilberto, o Trota Mundo. Era a segunda vez que eu me encontrava com ele. Assunto ele tem demais. Tive a ousadia de mostrar a ele a minha pasta com artigos de jornais e revistas. Ele admirou, elogiou, mas quando me mostrou o acervo dele fiquei até com vergonha. Até agora eu só pedalei em sete países e ele já passou por 153 países. O Gilberto começou a pedalar em 1980, eu em 2003. É bem verdade que no final desta minha odisseia já terei mais de 70 países, mas mesmo assim é menos da metade do que ele já fez. Batemos fotos e conversamos até o anoitecer. Recebi dele um bilhete para hospedagem em Assis Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário