A fundação de Morretes data de 1721, quando o Ouvidor Rafael Pires Pardinho determinou que a Câmara Municipal de Paranaguá demarcasse 300 braças onde seria a futura povoação de Morretes.
O primeiro morador da região foi João de Almeida e em meados do século XVIII mudou-se para o povoado o Capitão Antonio Rodrigues de Carvalho e sua esposa, Dona Maria Gomes Setúbal. Ali foi construída uma capela sob a invocação de Nossa Senhora do Porto e Menino Deus dos três Morretes (Nome origina-se do relevo geográfico constituído de morros).
Pela Lei Provincial Nº 016, de 1º de março de 1841, foi elevada à categoria de município , sendo desmembrado de Antonina e instalado em 05 de julho do mesmo ano. Em 24 de maio de 1869, pela Lei Provincial  Nº 188, passou a denominar-se Nhundiaquara ( “Nhundia” = peixe, jundiá – “Quara” = empoçado, buraco ), e recebe os foros de Cidade. Pela Lei Nº 227 de 07 de abril de 1870, voltou a denominar-se Morretes, atual denominação oficial do município.
Porto de Cima, povoado situado ao pé da serra do mar, passa a ter grande importância econômica como entreposto comercial entre o litoral e o planalto, e teve o seu apogeu em decorrência dos engenhos da erva-mate, mas chegou a quase desaparecer com o crescimento político e econômico do interior do Paraná, no final do século passado.