História de Barra Velha
A ocupação da região ocorreu a milhares de anos com a presença de grupos coletores, caçadores e seminômades. Mas uma vez o rio Itapocu teve grande influência na região, facilitando como caminho natural uma ligação com o interior. Como testemunhas ficaram as inscrições rupestres dos povos pré-colombianos, a oficina lítica, e o sambaqui.
A ocupação efetiva pelo homem branco se deu nos fins do século XVIII e início do século XIX, quando foi concedida sesmaria na região. Em 1806 foram concedidas as primeiras sesmarias de 150 braças de frente no Itapocu. Alguns destes moradores tiveram a missão de fundar um estabelecimento para derreter o óleo de baleia, em função disto sua colonização foi intensificada. Na época, o óleo desse mamífero era largamente utilizado como combustível na iluminação pública da Capital do Império (Rio de Janeiro), tal fato contribui para seu desenvolvimento. Um dos principais personagens desta História foi o navegador, Joaquim Alves da Silva, um Português que se destacou pelo grande volume de óleo que enviava ao Rio de Janeiro, sendo assim, recebeu como prêmio de Dom Pedro I, as terras onde se localiza hoje a cidade.
Barra Velha apresenta traços culturais de origem luso-açoriana e portuguesa continental, são exemplos disso, a Festa do Espírito Santo, farra do boi, o boi-de-mamão, o terno de reis, a cantoria do Divino. O principal evento cultural do município é a Festa Nacional do Pirão criada em 1997, que se solidificou como um grande evento turístico-cultural.
Em 2001, o Prefeito Valter Marino Zimmermann, preocupado com o desenvolvimento sustentável do município, criou a FUNDEMA (Fundação do Meio Ambiente do Município), para que assim, a cidade pudesse desenvolver um bom trabalho na preservação ambiental. Em 2005, Barra Velha recebe o "Prêmio Perfil Ambientalista" como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Atualmente, o Município é considerado um dos mais belos Balneários do Sul do País, já tendo recebido da Embratur o título de "MUNICÍPIO TURÍSTICO".
A cidade foi colonizada por açorianos e ainda hoje conserva as características de uma típica vila de pescadores. Foi fundada em 7 de dezembro de 1961 e possui 18.200 habitantes em uma área de 142,4 Km², chegando a ultrapassar 100 mil pessoas na alta temporada. O clima é úmido e a temperatura subtropical.
Mapa Litoral Catarinense
Uma parada para um banhão em Barra Velha Sc tava um calorão
Ponte Pênsil de Barra Velha Sc
Construida sobre a Lagoa da cidade, liga o bairro Quinta dos Açorianos a Praia da Península. É um verdadeiro cartão postal.
Viva o Cicloturismo!
TRAVESSIA DO RIO ITOPOCU DE BATERA
Nenhum comentário:
Postar um comentário