Tanto é verdade que alguns anos depois, mesmo com a chegada dos jesuítas junto aos índios e colonos e a construção da Igreja e Colégio dos Padres Jesuítas, depois chamado Colégio de São Batista paralelamente formava-se aqui onde hoje é o centro de Itanhaém a aldeia de Nossa Senhora da Conceição, uma paliçada de torras ao redor das casas com três saídas para rio e a Ermida, pequena Capela de Barro com a Cruz de fé cristã no Alto do Itaguassu, e aos poucos todos foram transferindo-se da Aldeia de São João Batista para este outro lado do Rio onde florescia a aldeia e feitoria agrícola de Nossa Senhora da Conceição.
Video turístico de Itanhaém Sp
Turismo Itanhaém Sp
A segunda cidade mais antiga do Brasil!
Chegando no trevo de acesso a Cidade
Equipe de cicloturismo de Itanhaém Sp
MARCÃO E CIA INDO PARA O CHILE
PARCEIROS DA ESTRADA NO CHILE
Na estrada para Itanhaém já estavamos quase chegando de Santos - Itanhaém somente 50 km
Depois de 50 km chegamos!
Jesus sempre será o mesmo!
Fundada por Martim Afonso de Souza, em 1532, o povoado de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém consolidou-se como Vila em 1561, ao redor do morro em que se ergueu a ermida em homenagem à padroeira.
A primitiva igreja foi construída por volta de 1553 e serviu de Matriz até o ano de 1639. Foi ofertada à Ordem de S. Francisco de Assis em 1654, que receberam a capela e a casa do vigario construídas de barro e por lá se instalaram durante 45 anos.A Igreja que lá se encontra, atualmente, foi construída pelos franciscanos entre os anos 1699 e 1713.Até 1752 a penosa subida ao templo era feita por intermédio de uma escada de 83 degraus. A partir dessa data é que foi concebida a ladeira e colocado o cruzeiro no ponto em que ela se inicia.
Em maio de 1833, a igreja e boa parte do convento foi destruído por um incêncio, atribuído ao costume de se espantar morcegos que se instalavam nos obscuros recantos da ermida por intermédio de improvisados archotes. Sem recursos para manter o arruinado conjunto, retiram-se os franciscanos por volta de 1844.
Em 1862, a Irmandande de N. Sra. da Conceição apossa-se dos remanescentes da ermida. Em 1916, assume-a a Mitra Diocesana de São Paulo. Em 1921, é promovida a primeira restauração parcial do conjunto. Em 1940, os franciscanos retomam a posse do convento e executam nova restauração parcial do convento e retiram-se em definitivo 13 anos depois.
O Brasil é foda vêm um zé mané e pixa uma das igrejas mais antigas do Brasil!
Vista do alto do Convento
Eu e Sandoval no Convento em Itanhaém Sp
Para descer é um tiro!
Elas merecem descançar.
Sandoval mandando bala!
Olha o plato da criança!
Só salada pra começar
Arrumamos mais um amigo
fon fon
O filho mais ilstre de Itanhaém Sp
Benedito Calixto de Jesus nasceu na antiga Vila de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, hoje cidade de Itanhaém, em 14 de outubro de 1853, filho de João Pedro de Jesus e de Ana Gertrudes Soares de Jesus.
Passou sua infância e adolescência em Itanhaém, onde iniciou seus estudos e residiu até os 20 anos de idade, tendo cursado a escola do Mestre João do Espírito Santo. Desde pequeno revelava sua predileção pelo desenho e pela pintura e já aos 12 anos demonstrava seu talento invulgar. Benedito Calixto de Jesus Neto, escrevendo sobre seu avô, informa que “sua paixão era desenhar com barras de carvão que ele mesmo preparava, os aspectos das paisagens do local em que vivia. Ajudava ainda o velho vigário nos misteres da Igreja Matriz, acompanhando-o Rio Preto e Rio Branco acima, na sua obra missionária. Pintava “ex-votos” que os fiéis seus amigos penduravam, cumprindo promessas, ao lado dos altares dos santos de suas devoções, na Igreja Matriz”.
A cidade de Itanhaém se tornou pequena para o grande talento que desabrochava e assim, Benedito Calixto de Jesus se transfere para Santos em busca de melhores condições e oportunidades. Em Santos, o jovem pintor começa a pintar tabuletas, fazendo composições e figuras de paredes e nos tetos de mansões da elite santista.
Já em 1877, com 24 anos, retorna a Itanhaém e se casa com Antonia Leopoldina de Araújo, sua prima. Depois de alguns anos, decide morar na cidade de Brotas, interior de São Paulo, perto do seu irmão, onde aprimora suas telas e termina vários quadros, organizando sua primeira exposição, no jornal “Correio Paulistano”, em São Paulo.
Em 1882 volta a Santos, onde conhece o construtor Tomaz Antonio de Azevedo e começa a trabalhar em sua oficina. Nessa ocasião, o jovem pintor é convidado e faz a decoração da nova sala de espetáculos do Teatro Guarani, cujo projeto de construção era do engenheiro Manuel Garcia Redondo. Impressionado com o resultado obtido por Benedito Calixto de Jesus, o engenheiro Garcia Redondo intermediou junto ao Visconde Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, uma bolsa de estudos na Europa.
O Teatro Guarani foi inaugurado a 7 de dezembro de 1882, tendo sido homenageados no palco o construtor engenheiro Garcia Redondo e o artista plástico Benedito Calixto, como decorador. No início de 1883, Benedito Calixto de Jesus viaja para Paris, onde estuda por 18 meses nas mais diversas escolas de Paris, entre outras, ateliê de Jean François Raffaelli e Academia Jullien, aprimorando sua arte predileta e descobrindo a fotografia.
Retornando ao Brasil, no ano seguinte, traz em sua bagagem um equipamento fotográfico, apaixonando-se pela fotografia, que muito o ajudaria no registro de paisagens locais e na elaboração de diversas telas de cunho religioso e histórico.
A Enciclopédia Larousse Cultural apresenta Benedito Calixto, como “pintor brasileiro (Itanhaém – SP – 1853 – São Paulo – SP – 1927), autor de marinhas, temas religiosos, cenas históricas e de gênero. Executou trabalhos nas igrejas de Santa Cecília e Nossa Senhora da Consolação, em São Paulo. Entre suas obras mais conhecidas estão: Anchieta escrevendo na praia, Bartolomeu de Gusmão e Praia de São Vicente”. (página 1063).
A obra de Benedito Calixto se completa com paisagens, pinturas históricas, marinhas e retratos, fazendo exposições no Rio de Janeiro (1900), São Paulo (1904), Belém (1907) e nos Estados Unidos com uma obra premiada na Exposição Internacional de St. Louis (1904). Sua ligação com a Igreja Católica, painéis na Igreja de Santa Cecília (SP-1909), Igreja Santa Ifigênia (SP-1912), Igreja da Consolação (SP-1918), Catedral de Ribeirão Preto (SP-1917), Catedral de Amparo (SP-1918), Igreja de Vitória (Espírito Santo) e tantas outras fizeram com que o Papa Pio XI o agraciasse em 1924 com a Comenda da Ordem de São Silvestre.
A paixão de Benedito Calixto de Jesus não ficou só na pintura e na fotografia, mas também se desenvolveu na palavra escrita. Escreveu e publicou vários artigos e livros, entre outros, “A VILA DE ITANHAÉM” (1895), “OS PRIMITIVOS INDIOS DE NOSSO LITORAL” (1905), “RELÍQUIAS HISTÓRICAS DE SÃO VICENTE”, “CAPITANIAS PAULISTAS” (1924) e “A IGREJA E O CONVENTO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE ITANHAÉM”.
Infelizmente, não é fácil encontrar seus escritos hoje em dia, mesmo na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bonfim, de Itanhaém, pouco se tem a respeito do ilustre filho de Itanhaém, que faleceu em São Paulo em 31.05.1927, sendo sepultado no cemitério do Paquetá, na cidade de Santos.
Vista da Passarela de Anchieta maravilhosa!
A Cama de Anchieta
É um ponto turístico dos mais visitados. Trata-se de uma formação rochosa encravada entre o costão rochoso da Praia dos Sonhos e o mar. Tem o formato plano com pequeno aclive na parte esquerda.
Segundo a lenda, o beato José de Anchieta, em suas peregrinações por Conceição de Itanhaém, costumava descansar e obter inspiração para as suas anotações, que, naturalmente, devem ter servido de direção para o poema de Virgem.
O acesso é feito por trilhas entre as rochas. Observe-se que as pedras são escorregadias e o passeio deverá ser feito com cuidado.
Lobo Sandoval na cama de Anchieta
Como manda a tradição!
Fizemos essa viajem de 100 km em um só dia saimos de Santos pela manhã e retornamos a noite
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