MAPA DE VISITAS

Quem sou eu

Minha foto
Juscelino Frey Fideles,Formado em Teologia,natural Santo Ângelo Rs,solteiro,evangélico,36 anos,Bombeiro civil e estudante de Segurança do Trabalho,fotógrafo amador e cicloturista de coração viaje comigo através do Blogger Diários de bicicleta acompanhe as viajens e lindas paisagens. Contato:Juscelino Frey Fideles cicloturista Facebook-Msn juscelino_fide@hotmail.com já tenho viajado por 4 estados Brasileiros e 3 Países da América do Sul viaje comigo. "Cicloturista um sonhhador silencioso mais acordado do que outros.Seguindo sempre,sem-teto,sem portas laterais,sentindo a liberdade... Com a bike como companheira de viagem,sempre carregado de bastante bagagem chamando atenção de todos por onde passa. Sem compromisso,sem competição,aproveitando a paisagem,com objetivo de conhecer novos lugares,pessoas e culturas.De uma forma que somente a bicicleta pode proporcionar,em uma deliciosa visão de 360°,com o mundo sempre ali,inteiro,puro e nu. Cachoeiras,Litoral entre subidas e descidas,procurando o melhor da natureza entre Cidades Históricas... Certo de que é uma maneira muito saudável,econômica e ecológica de se fazer turismo"

Seguidores

Horário

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

domingo, 12 de dezembro de 2010

CICLOTURISMO TIJUCAS SC

História de Tijucas Sc


Conta a história que em 1530, Sebastião Caboto, navegador italiano a serviço dos espanhóis, chegou na enseada da costa catarinense. Dando voltas pelo litoral de Santa Catarina avistou o caudaloso Rio Tijucas.
Demos graças ao heroísmo e bravura deste navegador, por ter avistado este torrão adormecido, em meio às demais terras de Santa Catarina. Sebastião Caboto foi, sem dúvida, um dos primeiros a avistar Tijucas e por isso lhe deu o simpático nome de São Sebastião.
Até os nossos dias não se sabe o que levou o descobridor a dar tal nome. Dizem que ele quis deixar algo em sua memória, por ter corrido risco de vida para chegar a Tijucas.
Achou que pelo seu ato de bravura, deixasse algo que lembrasse seu heroísmo. Mas há controvérsias: dizem também que foi em homenagem a São Sebastião, de quem Caboto era devoto.
O que se sabe foi o que correu de boca em boca. Escritos para comprovar um ou outro fato não foram encontrados em nenhum baú, lugar destinado a preservar documentos de fatos ocorridos nos tempos antigos.
Em homenagem a um ou em memória de outro, o fato é que São Sebastião é até nossos dias o Padroeiro de Tijucas.
A primeira capela erguida teve o nome de São Sebastião com a sua imagem.
Com o passar dos tempos, foi observado na foz do Rio Tijucas e nos arredores, uma lama escura, que na língua dos indígenas quer dizer "Tiyuco".
As pessoas da época consideraram este um bom motivo para se trocar o nome para Tijuco. Isso gerou uma polêmica, uns achavam que sim, outros diziam que não.
Estudando, discutindo, aprimoraram o nome para TIJUCAS.
Tijucas é uma verdadeira pátria, com lugar disponível para todos que a procuram para morar, estudar, trabalhar, passear ou conhecer. Esta mãe que foi no passado território acolhedor para quem quisesse explorar, é no presente ninho de tranqüilidade para quem desejar se instalar nela. E será no futuro a terra progressista que esperamos.


Trevo de acesso a Tijucas Sc






Alessandro "o selvagem" no pedágio antes de Tijucas Sc

 

Lobo da estrada antes da Cidade pedágio




Passando por Tijucas Sc na viajem que fizemos a Laguna litoral sul de Sc








Coisa boa é estar no asfalto e sentir  a estrada......


Muito barato para comer em Sc




 Mineiro cicloturista que conheci apesar de ter sofrido um acidente viaja o Brasil todo de bike!


Churrascaria do avião Tijucas Sc


Ponte sobre o Rio Tijucas Sc




 

Passando por cima da Ponte do Rio Tijucas Sc







Minhas primeiras Viagens no cicloturismo




Somente R$ 330,00 mil!Baratinho para morar no Litoral Catarinense.


Casarão Gallotti
Tijucas Sc



A imponente residência foi construída no século XIX e pertenceu à uma tradicional e importante família de Tijucas: 'os Gallotti' e desde então se consagrou como relevante patrimônio histórico do município. A casa foi construída pelo patriarca, o empresário Benjamim Gallotti, e foi toda erguida com materiais vindos diretamente da Itália por meio de grandes embarcações. O local serviu de referência no município por muitos e muitos anos, onde foram recepcionados inúmeros políticos e figuras ilustres de todo o Brasil. Foi também a primeira residência a contar com sistema de telefonia e por isso servia como central das informações que chegavam e partiam do município. Além de estar sempre repleta de filhos, netos e bisnetos da Família Gallotti, a casa também sempre teve suas portas abertas ao povo, principalmente na época em que a filha de Benjamim, Maria Gallotti Peixoto assumiu o comando da casa. Conhecida por seus quitutes e pela imensa bondade, a Casa de Maria Gallotti guarda fatos memoráveis para a história de Tijucas. Recém-restaurada pela Administração Municipal em parceria com o Governo do Estado, a Casa que foi doada ao Município pela Família Gallotti, abrigará o Centro Cultural Benjamim Gallotti e está aberto à visitação com exposição fotográfica e servindo de sede para a Fundação Cultural Tradição de Tijucas.




Casarão antes da restauração! 




Minha magrela descançando em frente o casarão


Um outra casa também na mesma Rua do casarão.


Casarão em Tijucas Sc



Passei por Tijucas Sc quando ia em direção a Cidade de Governador Celso Ramos Sc.
Realizei esse pedal juntamente com meu parceiro da estrada Alessandro popular "selvagem"


Att.Lobo da estrada Tijucas Sc 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário