MAPA DE VISITAS

Quem sou eu

Minha foto
Juscelino Frey Fideles,Formado em Teologia,natural Santo Ângelo Rs,solteiro,evangélico,36 anos,Bombeiro civil e estudante de Segurança do Trabalho,fotógrafo amador e cicloturista de coração viaje comigo através do Blogger Diários de bicicleta acompanhe as viajens e lindas paisagens. Contato:Juscelino Frey Fideles cicloturista Facebook-Msn juscelino_fide@hotmail.com já tenho viajado por 4 estados Brasileiros e 3 Países da América do Sul viaje comigo. "Cicloturista um sonhhador silencioso mais acordado do que outros.Seguindo sempre,sem-teto,sem portas laterais,sentindo a liberdade... Com a bike como companheira de viagem,sempre carregado de bastante bagagem chamando atenção de todos por onde passa. Sem compromisso,sem competição,aproveitando a paisagem,com objetivo de conhecer novos lugares,pessoas e culturas.De uma forma que somente a bicicleta pode proporcionar,em uma deliciosa visão de 360°,com o mundo sempre ali,inteiro,puro e nu. Cachoeiras,Litoral entre subidas e descidas,procurando o melhor da natureza entre Cidades Históricas... Certo de que é uma maneira muito saudável,econômica e ecológica de se fazer turismo"

Seguidores

Horário

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

domingo, 12 de dezembro de 2010

CICLOTURISMO BARRA VELHA SC


História de Barra Velha

A origem do nome Barra Velha está ligada à mudança da saída do rio Itapocu no oceano Atlântico. De acordo com os historiadores, tudo começou em 1504, quando o navegador Binot de Godville observou que havia uma barra que recebia águas de dois rios que desembocavam junto às pedras de um costão. Assim se formou uma barra de boa profundidade. Com o tempo, a ação dos ventos na areia foi assoreando até fechar completamente. Isto causou uma inundação na região que provocou a abertura de uma nova barra, atualmente chamada de Boca da Barra. E foi assim que a região passou a ser conhecida como Barra Velha.
A ocupação da região ocorreu a milhares de anos com a presença de grupos coletores, caçadores e seminômades. Mas uma vez o rio Itapocu teve grande influência na região, facilitando como caminho natural uma ligação com o interior. Como testemunhas ficaram as inscrições rupestres dos povos pré-colombianos, a oficina lítica, e o sambaqui.
A ocupação efetiva pelo homem branco se deu nos fins do século XVIII e início do século XIX, quando foi concedida sesmaria na região. Em 1806 foram concedidas as primeiras sesmarias de 150 braças de frente no Itapocu. Alguns destes moradores tiveram a missão de fundar um estabelecimento para derreter o óleo de baleia, em função disto sua colonização foi intensificada. Na época, o óleo desse mamífero era largamente utilizado como combustível na iluminação pública da Capital do Império (Rio de Janeiro), tal fato contribui para seu desenvolvimento. Um dos principais personagens desta História foi o navegador, Joaquim Alves da Silva, um Português que se destacou pelo grande volume de óleo que enviava ao Rio de Janeiro, sendo assim, recebeu como prêmio de Dom Pedro I, as terras onde se localiza hoje a cidade.
         Barra Velha apresenta traços culturais de origem luso-açoriana e portuguesa continental, são exemplos disso, a Festa do Espírito Santo, farra do boi, o boi-de-mamão, o terno de reis, a cantoria do Divino. O principal evento cultural do município é a Festa Nacional do Pirão criada em 1997, que se solidificou como um grande evento turístico-cultural.
Em 2001, o Prefeito Valter Marino Zimmermann, preocupado com o desenvolvimento sustentável do município, criou a FUNDEMA (Fundação do Meio Ambiente do Município), para que assim, a cidade pudesse desenvolver um bom trabalho na preservação ambiental. Em 2005, Barra Velha recebe o "Prêmio Perfil Ambientalista" como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Atualmente, o Município é considerado um dos mais belos Balneários do Sul do País, já tendo recebido da Embratur o título de "MUNICÍPIO TURÍSTICO".
A cidade foi colonizada por açorianos e ainda hoje conserva as características de uma típica vila de pescadores. Foi fundada em 7 de dezembro de 1961 e possui 18.200 habitantes em uma área de 142,4 Km², chegando a ultrapassar 100 mil pessoas na alta temporada. O clima é úmido e a temperatura subtropical.











Mapa  Litoral Catarinense




Barra Velha vista aérea





Na Br 101 chegando em Barra Velha Sc













A galera reunida para uma foto para posteridade Barra Velha Sc Verão de 2009













Uma parada para um banhão em Barra Velha Sc tava um calorão 






 Eta Marzão maravilhoso! 

















Ponte Pênsil de Barra Velha Sc

Construida sobre a Lagoa da cidade, liga o bairro Quinta dos Açorianos a Praia da Península. É um verdadeiro cartão postal.













Viva o Cicloturismo! 









TRAVESSIA DO RIO ITOPOCU DE BATERA
































O MAR FURIOSO EM BARRA VELHA SC


Nenhum comentário:

Postar um comentário